Publicado em

Como ajudar o seu filho a construir o seu caráter

Ter filhos é uma missão maluca e complicada. Ao mesmo tempo que desejamos que eles tenham autonomia temos medo da total independência. Porém, precisamos incentivar a construção do seu caráter.

 

Cultivar a autoestima e personalidade de uma criança é uma grande responsabilidade. É fundamental estabelecermos as bases para o futuro das crianças, na medida em que os incentivamos a experimentar e conhecer coisas novas. Separamos alguns princípios considerados essenciais para desenvolver o caráter do seu filho:

 

Demonstre o seu carinho

É importante que nós, pais, possamos dizer aos nossos filhos o quanto os amamos, como sentimos sua falta no trabalho e como estamos orgulhosos de como são. É fundamental incentivar a autoestima dos seus filhos mostrando o quanto eles são amados.


Guie-os para controlar as emoções

Um dos fatores mais essenciais no momento de educar o seu filho é ensiná-lo a regular as suas emoções. É normal que as crianças tenham sentimentos intensificados, mas para que eles possam crescer saudáveis psicologicamente é nosso dever guiá-los. Não deixe que eles exerçam controle emocional sobre você, é difícil dizer não mas às vezes é necessário para construir valores.


Respeitar, aceitar e valorizar


Quando respeitamos, aceitamos nossos filhos como são e os avaliamos positivamente, estamos olhando incondicionalmente para eles. Amar os filhos por quem eles são e não pelo que fazem e deixam de fazer é o sentimento mais verdadeiro. Precisamos olhar os nossos filhos incondicionalmente sem que o amor por eles dependa de algo.

Sentido de pertencimento


Todos nós procuramos pertencer a algo ou alguém, com nossos filhos não poderia ser diferente. É muito importante que nossos filhos sintam que pertencem a um grupo não apenas no âmbito familiar mas em todas as esferas sociais. Seu filho tem amigos na escola? Estimule amizades e laços, assim ele aprenderá desde cedo valores como lealdade e companheirismo.

O futuro dessa geração de jovens depende de como nós criamos os nossos filhos. Pense no bem que pode acontecer se os jovens forem educados e encorajados a serem nobres, corajosos, honestos, confiáveis e solidários. Nós estamos fazendo a diferença quando ajudamos nossos filhos a desenvolver os traços de caráter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *